HISTORIAL DO CORO






O CORO POLIFÓNICO VIDA NOVA, fundado a 18 de Setembro de 1992 por Joaquim Cruz, surge pela primeira vez na sociedade com o nome de Coro Vida Nova.

Tem como objectivo principal a participação aos domingos, nas celebrações litúrgicas da igreja matriz de S. Cosme e S. Damião – Gondomar, bem como noutras festividades ao longo do ano litúrgico, assumindo a missão de promover e desenvolver uma prática musical litúrgica e que se propõe estudar, cultivar, fomentar, divulgar e interpretar a Música Sacra e Litúrgica, quer na solenização de Celebrações Litúrgicas quer na realização de Concertos.  

A sua participação litúrgica é assegurada por 30 elementos num conjunto diversificado de idades e ocupações, que entendem o cantar como alegria de vida e o são de convívio.

Recebeu o seu Baptismo coral no dia 12 de Junho de 2009, tendo como padrinho o Ex. mo Cónego Doutor António Ferreira dos Santos.

Deu o seu primeiro concerto de música Sacro Litúrgica em 2009 no qual participou o Coro Polifónico da Lapa, dirigido pelo Mestre de Capela da Igreja da Lapa, Doutor Filipe Veríssimo.

No dia 21 de Novembro de 2009 participou pela 1ª vez no VIII Encontro de Grupos Corais de Gondomar- Corais D´Ouro.

No dia 18 de Setembro de 2011 o Coro Vida Nova passou a ser designado como Coro Polifónico Vida Nova.

Com 21 anos de história, e histórias, o grupo coral contou com 3 Maestros.  No período de 1992 a 1998 o maestro Joaquim Cruz de 1998 a Março de 2013 com Celestino Silva Santos. Desde aí até ao presente, a orientação musical deste coro está a cargo de Ricardo Pinto.